NonNonBa

NonNonBa, publicado originalmente no Japão em 1977, é a obra-prima de Shigeru Mizuki, um dos autores de mangá mais importantes de todos os tempos. Parte biográfico, parte fantástico, NonNonBa é um trabalho tocante sobre a infância e o amadurecimento, inspirado em grande parte no próprio Mizuki, quando criança, e sua avó, uma fonte inesgotável de conhecimento sobre os youkais (espíritos-monstros do folclore japonês).

Neste mangá, os personagens caricatos e expressivos contrastam com cenários detalhados e realistas, resultando em um trabalho ímpar que é, ao mesmo tempo, delicado e expressivo. NonNonBa está firmemente enraizado em um contexto social e histórico, e passeia pelo mundo sobrenatural.

Em 2007, NonNonBa foi o primeiro mangá vencedor na categoria de Melhor Álbum do Festival de Angoulême. E, em 2013, foi indicado ao Prêmio Eisner de Melhor Edição Norte-Americana de Material Estrangeiro (Asiático).

Sobre o autor: 

Nascido em 1922, Mizuki desde cedo demonstrou aptidão para as artes, mas só iniciou a carreira como mangaká profissional aos 35 anos. Antes disso, ele serviu nas tropas japonesas durante a Segunda

Guerra Mundial, onde sofreu muito, inclusive perdendo o braço esquerdo em um bombardeio. Quando voltou ao Japão para continuar seu tratamento, ele se tornou um pacifista convicto.

Diversas obras posteriores de Mizuki usam a guerra como tema, entretanto seu mangá mais popular, GeGeGe no Kitaro (1960-69), que foi adaptado diversas vezes para a TV e para o cinema, também mergulha no mundo sobrenatural do Japão. Sua influência pode ser sentida na cultura pop japonesa até os dias de hoje.

A cidade onde Mizuki passou sua infância, Sakaiminato, homenageou o autor com mais de 100 estátuas de bronze inspiradas em seus personagens, exibidas em uma rua batizada com seu nome.

Shigeru Mizuki faleceu em 2015, aos 93 anos.

Informações:

Título original: のんのんばあとオレ (Nonnonbaa to Ore)

Editora Original: Kodansha

Roteiro e desenhos: Shigeru Mizuki

Tradução: Arnaldo Oka

Formato: 17 x 24 x 2,8cm

Estrutura: 422 páginas PB + 6 coloridas

Acabamento: Brochura com sobrecapa

Peso: 774g